A Autopercepção de Alunos com Deficiência Intelectual em Diferentes Espaços-tempos da Escola
Por José Francisco Chicon (Autor), Maria das Graças Carvalho Silva Sá (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 35, n 2, 2013. Da página 373 a 388
Resumo
Estudo de caso com aproximações etnográficas, objetivando conhecer e analisar a autopercepção de três alunos com deficiência intelectual em diferentes espaços-tempos da escola, com ênfase na Educação Física. Os instrumentos se pautaram nas entrevistas, observações e diário de campo. Os resultados denunciam uma autopercepção negativa dos sujeitos foco, especialmente quando associada aos processos de ensino/aprendizagem vividos nos diferentes espaços-tempos da escola, inclusive na Educação Física. Entretanto, a participação em um projeto intitulado “A Trupe do Palhaço Caramelo” operou positivamente nos modos de simbolização/percepção dos envolvidos, visto que eles saíam da condição de figuração vivida anteriormente para experimentar o protagonismo de suas respectivas histórias de vida.