A Avaliação da Educação Física na Escola
Parte de Caderno de formação Formação de Professores Bloco 02 - Didática dos Conteúdos . páginas 127 - 176
Resumo
Ouvir falar de avaliação costuma causar certo tipo de constrangimento ou medo por parte dos alunos, pois logo a relacionam com atribuição de uma nota para aprovação ou reprova. Defendemos que a avaliação é um processo mais amplo que atribuir uma nota. Na verdade, avaliar é um processo que procura auxiliar o aluno a aprender, mais e melhor. Em outras palavras, avaliar é mais complexo do que tomar exclusivamente o desempenho dos alunos em uma prova e considerá-lo aprovado ou reprovado, mesmo porque cada aluno chega à escola e às práticas corporais com certo nível de conhecimento, carregando experiências anteriores e com características pessoais. Particularmente, para a Educação Física avaliar implica ajudar o aluno a perceber as suas facilidades, as suas dificuldades e, sobretudo, pretende ajudá-lo a identificar os seus progressos de tal modo que tenha condições de continuar avançando. Nesse capítulo, discutiremos como a avaliação era realizada em uma perspectiva mais tradicional de ensino e depois apresentaremos uma proposta de avaliação para ser utilizada nas aulas de Educação Física.