A Avaliação no Desporto Coletivo Instrumento de Medida / Avaliação no Andebol
Por Luiz Tadeu de Almeida (Autor).
Em I Congresso internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa
Resumo
Constata-se duas formas principais para a avaliação dos Desportos Coletivos: os Testes de Habilidades Específicas e os "Scoutings". O questionamento de tais procedimentos junto a professores e técnicos desportivos, demonstrou a insatisfação pelos métodos existentes (os primeiros, por não avaliarem em situação real de jogo; e o segundo, por não possibilitar análises mais profundas da partida observada) e suscitou o estudo de novas alternativas de medida/avaliação do processo ensino--aprendizagem na área do desporto coletivo. Neste estudo propugna-se a utilização da observação sistemática de forma similar à utilizada pelos Sistemas de Análise de Ensino, na criação de um instrumento de medida/ avaliação para o Handebol de Salão; ou seja, propõem a decomposição ou fracionamento desse desporto em elementos ou ações básicas, passíveis de observação, que executadas numa sequência lógica, resultam no jogo propriamente dito. Para sistematizar a observação dos aspectos mais significativos para a avaliação, o instrumento centra-se em (três) elementos básicos: 1 - o jogador que está de posse da bola; 2 - a equipa à qual pertence o jogador; e, 3 - a ação técnica executada por este jogador. Tomando-se por unidade de análise, a ação do jogador que está de posse da bola, coletar-se-á os dados de forma sistematizada é, utilizando-se planilhas específicas, pode-se avaliar o evento observado em três planos: a) Plano Técnico/Individual; b) Plano Técnico Específico e; c) Plano de Interação Pessoal. Submetido a testes de validade (validade de conteúdo e exaustividade como noção de validade) e de fidedignidade (fidedignidade intra e interanalista), obteve-se coeficientes que o tornam válido e fidedigno. Porém, foi a partir da introdução de um micro-computador, simples e de fácil aquisição, para realizar o processamento dos dados co-letados, que o instrumento tornou-se mais ágil e dinâmico, permitindo análises e interações em um nível mais elevado sobre o evento observado. Demonstra, assim, que pode ter boa aplicabilidade no treinamento desportivo e na pesquisa científica, devido as novas possibilidades que este enfoque (análise de ensino) apresenta para avaliação dos desportos coletivos
* Apoio financeiro - CAPES