Resumo

A compreensão do contexto de ensino é relevante para que professores de Educação Física (EF) possam avaliar sua prática, formular suas estratégias e estabelecer seus métodos didático-pedagógicos com vistas a potencializar a aprendizagem dos seus alunos. Nessa direção, o objetivo deste artigo foi levantar conceitos e evidências acerca da avaliação do clima motivacional no contexto de ensino-aprendizagem da EF Escolar. O método adotado foi de revisão bibliográfica narrativa. Do ponto de vista da avaliação do ambiente de ensino-aprendizagem, é preciso que professores de EF compreendam que o contexto de ensino está imbricado de crenças, valores e julgamentos pelos quais os alunos balizam seus ideais de necessidade e de objetivos. Alguns instrumentos como o TARGET e o Questionário de Clima de Aprendizagem (LCQ) podem subsidiar as avaliações do clima motivacional nas aulas de EF e servir como suporte para professores refletirem sobre seus métodos. As evidências encontradas nas pesquisas apontaram que o clima motivacional instituído para a tarefa é o que promove nos alunos maior progresso das habilidades e satisfação com as práticas letivas, bem como maior nível de interesse pelas aulas e comprometimento com as metas de aprendizagem estabelecidas. Conclui-se que a partir do conhecimento do clima motivacional para a tarefa professores de EF podem reavaliar sua prática, aprofundar-se nos conceitos motivacionais e aplicá-los na sua rotina de sala de aula, com fim de aprimorar suas técnicas, competências e melhor avaliar seus alunos.

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