Resumo

Este estudo objetivou retratar a realidade da avaliação na Educação Física Escolar e verificar se o processo avaliatório, tal como está ocorrendo nas escolas de 1o. grau, tem fornecido subsídios que possam ser utilizados na melhoria dos programas oferecidos. Na busca de respostas às questões O QUE, COMO e PARA QUE, os professores de Educação Física avaliam seus alunos, construiu-se um questionário, com questões fechadas, que foi aplicado a 41 professores desta matéria que trabalham nas escolas oficiais de 1o. grau (5a. à 8a. série), na cidade de Jundiaí, São Paulo. A análise dos dados coletados permitiu detectar vários fatores que têm interferido na qualidade da avaliação do aluno nesta matéria. Dentre esses, os mais importantes foram: a preparação profissional não tem capacitado os professores a avaliarem seus alunos de forma apropriada; o grande desinteresse demonstrado pelos professores em relação à avaliação; os atributos que são considerados na avaliação e sua incoerência com os objetivos do programa; a falta de acessória didático-pedagógica dos diretores e/ou especialistas da escola aos professores e o descaso dos mesmos para com a Educação Física. Esses resultados foram então discutidos em função de suas implicações de ordem prática e teórica, sempre enfatizando aspectos didático-pedagógicos.

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