Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar e analisar a avaliação escolar da Educação Física e os fatores que interagem neste processo na Rede Municipal, Estadual, Particular e Federal de Ensino de Santa Maria. Realizou-se um estudo piloto a fim de validar os instrumentos de coleta de dados e garantir a adequação da amostra. A amostra aleatória, constitui-se de 520 alunos de 5a a 8a série e 52 professores de Educação Física da rede Municipal, Estadual, Particular e Federal de Ensino de Santa Maria. As escolas foram sorteadas, obedecendo os seguintes critérios: deveriam ter 1o grau completo, terem em seu corpo docente, quatro professores de Educação Física que trabalhassem de 5a a 8a série e deveriam estar na zona urbana da cidade de Santa Maria. Na seqüência, foram selecionados, através dos cadernos de chamada, os dez alunos mais freqüentes de cada professor. Para análise qualitativa das respostas obtidas, utilizou-se uma matriz de acompanhamento e para análise quantitativa destacaram-se as respostas mais freqüentes e o contraste das respostas dos alunos com as respostas dos professores. Verificou-se que os alunos, nas quatro Redes de Ensino pesquisadas, apresentam-se descontentes com a avaliação escolar da Educação Física, apontaram diversas dúvidas quanto à forma e a critérios de avaliação, não entendem os registros de avaliação, como: nota, parecer descritivo e conceito que, VI nas suas concepções, não correspondem à realidade das aulas. Queixam-se da falta de diálogo com os professores e do caráter injusto e discriminante da seleção de alunos para as equipes desportivas das escolas. Afirmam não entender como a participação, interesse e freqüência são avaliados e quantificados no momento de registrá-los em boletins. Professores das quatro Redes de Ensino acusam o Curso de graduação da Universidade Federal de Santa Maria de não preparar os futuros professores de Educação Física para a prática docente escolar, manifestam diversas dúvidas quanto a critérios, objetivos e formas de avaliação escolar da Educação Física. Consideram que esta disciplina não se enquadra nas propostas pedagógicas das escolas e que os fatores econômicos, sociais e políticos acabam interagindo na avaliação escolar. Nos contrastes entre as opiniões de alunos e professores constatou-se que a Rede Federal de Ensino apresentou 100% de concordância nas respostas obtidas, a Rede Particular em segundo lugar com 68,75%, a Rede Estadual em terceiro lugar com 60,42% e a Rede Municipal obteve a menor concordância de respostas com 15,10%.