A Avaliação na Construção da Didática em Educação Física Reflexões e Considerações em Uma Comunidade de Aprendizagem
Por Valdilene Aline Nogueira (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva (Autor).
Resumo
A avaliação na Educação Física (EF) em uma Comunidade de Aprendizagem é o foco deste artigo. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou análise documental, observação não-participante e entrevista semiestruturada com um docente de EF para coleta de dados. O professor utiliza conversas antes e depois das atividades, registro escrito das observações, troca de e-mails e conversas individuais com os/as educandos/as como instrumentos de avaliação uma vez que entende que ela precisa considerar todo o processo educacional. Conclui-se que o docente pesquisado utiliza tais instrumentos de avaliação para dialogar com os/as alunos/as sobre os conhecimentos adquiridos durante as atividades realizadas e se serve desses procedimentos para reorganizar a sua prática pedagógica.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a0736129.pdf
BRACHT, Valter; CAPARROZ, Francisco Eduardo. O tempo e o lugar de uma Didática da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, Autores Associados, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/download/53/61
CAPLLONCH, Marta; FIGUERAS, Sara. Educación física y comunidades de aprendizaje. Estúdios pedagógicos (Valdivia), v. 38, n. Especial, p. 231-247, 2012. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052012000400013&lng=es&nrm=iso
CORDOVIL, Alenir de Pinho Romualdo; GOMES, Cleomar Ferreira; MOREIRA, Evando Carlos; SILVA, Marcia Cristina Rodrigues. O espaço da Educação Física na escola: um estudo sobre os conteúdos das aulas no Ensino Médio. Pensar a Prática. Goiânia, v. 18, n. 4, p. 834-847, 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/34352
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 2002.
GIL, Carlos Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GREENVILE, Roberta; FERNANDES, Saulo. Avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar. Motrivivência. Ano 19, n. 28, p. 120-138, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/6473
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987.
HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MARTINS, Joel. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: Centauro, 2003.
MAUAD, Juçara Maciel. Avaliação em Educação Física escolar: um relato de experiência. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo e "mente". Papirus Editora, 1986.
MELO, Luciene Faria. O portfólio como uma possibilidade de intervenção pedagógica em Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física Esportes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
MELO, Luciene Faria; FERRAZ, Osvaldo Luiz; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. O portfólio como possibilidade de avaliação na Educação Física Escolar. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v. 21, n. 1, p. 87-97, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/download/7090/5710/
MALDONADO, Daniel Teixeira. Refletindo sobre as práticas avaliativas nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano 2, v. 2, p. 92-110, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311948561_Refletindo_sobre_as_praticas_avaliativas_nas_aulas_de_Educacao_Fisica_Escolar
NOGUEIRA, Valdilene Aline. A Pedagogia da Educação Física: diálogos e reflexões em uma Comunidade de Aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2016. Disponível em: https://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4038878.pdf
SANTOS, Wagner; MAXIMIANO, Francine de Lima. Avaliação na Educação Física Escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 883-896, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000400006&lng=en&nrm=iso
SANTOS, Wagner; MACEDO, Lyvia Rostoldo; MATOS, Juliana Martins Cassani; MELLO, André da Silva; SCHNEIDER, Omar. Avaliação na Educação Física Escolar: construindo possibilidades para a educação profissional. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p. 153-179, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400008&lng=en&nrm=iso
SANTOS, Wagner; MATHIAS, Bruna Jéssica; MATOS, Juliana Martins Cassani; VIEIRA, Aline Oliveira. Avaliação na Educação Física Escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento. Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 205-218, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/46895
SANTOS, Wagner; FROSSARD, Matheus Lima; MATOS, Juliana Martins Cassani; FERREIRA NETO, Amarílio. Avaliação em Educação Física Escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento. Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 9-22, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/63067
SALDAÑA, Johnny. Fundamentals of Qualitative Research: understanding qualitative research, New York, Oxford University Press, 2013.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia-Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 1987.
SILVA, Fábio Ferreira; MOURA, Sarah Emanuelle Wanderley Barbosa; PEREIRA, Raquel Stoilov. A avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um retrato da prática dos professores de Educação Física na rede pública municipal de Cuiabá. Pensar a Prática. Goiânia, v. 18, n. 2, p. 368-381, 2015. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-784651
SILVA, Josias Ferreira; BANKOFF, Antonia Dalla Pria. Métodos de avaliação em Educação Física no Ensino fundamental. Revista Conexões. Campinas, v. 8, n. 1, p. 54-76, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637755
SOARES, Carmen Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUZA, Nádia Maria Pereira. Reflexões pedagógicas na avaliação em Educação Física escolar. In: PEREIRA, Sissi Aparecida Martins; SOUZA, Gisele Maria Costa. Educação Física escolar: elementos para pensar a prática educacional. São Paulo: Phorte, 2010. p. 109-124.