A Avaliação da Produtividade em Pesquisa na Educação Física: Reflexões Sobre Algumas Limitações dos Indicadores Bibliométricos
Por Marcelo Vitor-costa (Autor), Priscila Maia da Silva (Autor), Jeane Barcelos Soriano (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 26, n 4, 2012. Da página 581 a 597
Resumo
Nosso objetivo foi analisar as limitações da avaliação bibliométrica baseada no uso da citação; e refletir sobre a influência desta forma de avaliação da produção de conhecimento na área da Educação Física, especialmente na pós-graduação. Fizemos uma descrição das principais limitações dos indicadores (fator de impacto e índice h) utilizados no Brasil para avaliação da produção de pesquisa. Revistas e pesquisadores podem estar mudando seu comportamento para aumentar seu impacto no sistema de avaliação, com consequências como o distanciamento entre o que é produzido na área de conhecimento e sua relevância social e acadêmica. As formas de avaliação precisam ser (re)pensadas de forma mais profícua, quanto aos seus efeitos sobre a qualidade das publicações científi cas. Consideramos fundamental um maior envolvimento por parte da comunidade acadêmica e científi ca, em discussões sobre as consequências que o uso desses indicadores baseados em citação pode trazer para a área da Educação Física.