Resumo

O ensino da bicicleta é pouco abordado nas aulas de Educação Física. Este texto apresenta e analisa uma proposta gamificada, desenvolvida com um material didático digital pelos autores, para o ensino da bicicleta em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal no Sul de Minas Gerais. Trata-se de um relato de experiência que utilizou diários de campo na observação da própria prática. Os resultados organizam o ensino da bicicleta em três eixos relacionais: “Eu-bicicleta”, “Eu-bicicleta-amigos”, “Eu-bicicletas-amigos-sociedade”. Destaca-se a criação de missões, bônus da missão, desafios com a bicicleta, integração com a linguagem digital e a hibridização de múltiplas linguagens (movimento, música, textos, livros, imagens, vídeos, cartas). Conclui-se que o ensino da bicicleta na referida condição favoreceu a participação dos estudantes, aproximando-se esteticamente, eticamente e logicamente dos universos de significação infanto-juvenil.

Referências

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. São Paulo: DVS Editora, 2015.

ANTUNES, Alan Rodrigo. Mobilização, sentido(s) e aprendizagem em aulas de Educação Física no Ensino Médio: uma investigação sob as perspectivas da semiótica e da teoria da auto-organização. 2016. 277f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/146729. Acesso em: 27 set. 2023.

BANDEIRA, Denise. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009.

BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da Educação Física. Discorpo, São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.

BETTI, Mauro; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Corporeidade, jogo, linguagem: a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2019.

BETTI, Mauro; MAFFEI, Willer Soares; SO, Marcos Roberto; USHINOHAMA, Tatiana Zuardi. Os saberes da Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental: o que aprendem e o que gostariam de aprender. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 155-165, 2015.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de educação física na perspectiva crítica. Movimento, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 5–18, 2002. DOI: 10.22456/1982-8918.2646.

Acessar