A Bicicleta na Mobilidade Urbana Como Objeto de Estudo
Por Victor Callil (Autor).
Parte de Estudos de Mobilidade por Bicicleta . páginas 9
Resumo
A produção bibliográfica sobre mobilidade urbana por bicicleta vem crescendo na academia. Nos últimos anos, diversas publicações foram editadas por universidades e centros de pesquisa, organizações que defendem a utilização da bicicleta e sua inclusão nas políticas públicas, ou mesmo pelo próprio poder público. Diversas abordagens vêm sendo desenvolvidas nacional e internacionalmente e envolvem, principalmente, áreas como história, sociologia, urbanismo, tecnologia, políticas públicas, saúde, engenharia e meio ambiente. Os estudos que partem da perspectiva histórica visam a explicar como a bicicleta começou a ser utilizada em diferentes cidades do mundo. Sua circulação pelo globo acompanha os desdobramentos econômicos da história (Smethurst, 2015). Esses estudos analisam o processo que a bicicleta sofreu desde sua invenção até se tornar um produto de luxo no final do século XIX. Posteriormente, em especial na segunda metade do século XX, com o desenvolvimento tecnológico e a redução dos custos de produção, a bicicleta se populariza e passa a ser um bem de consumo de amplo acesso (Schetino, 2008; Rosen, Cox e Horton, 2007).