Resumo
A intenção deste estudo foi de organizar e aplicar os conteúdos teóricos da Biociência do Movimento Humano na escola, sem deixar de lado os desportos convencionais. A metodologia proposta procurou utilizá-los no ensino do segundo grau, verificando os "indicadores de efetividade" desta aplicação, e comparando com as aulas tradicionais, que por muito tempo tem priorizado a performance física num contexto didático-pedagógico. Esta proposta faz-se necessária, ou melhor prioritária, no sentido de produzir material que possa contribuir para o professor de Educação Física selecionar, na promoção da saúde, objetivos a serem alcançados através dos programas, visando a prática permanente de atividade física. Os procedimentos adotados no estudo contribuíram significantemente para elevar o grau dos indicadores de efetividade da Educação Física, quando aplicados conteúdos de Biociência do Movimento associados ( < 0.05) nos indicadores de efetividade entre o grupo experimental e o grupo controle. Usando um sistema de pontuação, constatou-se índices mais elevados nos 3 indicadores de efetividade do grupo experimental em relação ao grupo controle, comprovando a validade da proposta para a Educação Física. Pode-se concluir, que a Educação Física deve ter novo enfoque na escola: a promoção da saúde visando autonomia crítica para prática permanente de atividade física, e não apenas, função de incremento de performance física e desportiva dos alunos. Sugeriu-se através desse estudo, uma proposta sistematizada de conteúdo significativo para a Educação Física do 2o grau, a partir dos conhecimentos básicos de Biociência do Movimento Humano, aplicando uma metodologia ativa em pequenos laboratórios experimentais adaptados para esse fim.