Resumo

A presente pesquisa trata de um trabalho de dissertação de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação Brasileira, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. O estudo investiga a relação entre a brincadeira e o processo de constituição do eu-psíquico da criança e as implicações para a educação infantil. Apoia-se na teoria da psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon, em suas contribuições sobre o brincar, os elementos do desenvolvimento que lhe possibilitam, como o simulacro, a construção do espaço mental, a aptidão simbólica, a imitação e a representação, e que colaboram para o processo de diferenciação eu-outro. Parte da hipótese de que há relação entre a brincadeira e o processo de constituição do eu-psíquico e apresenta evoluções de acordo com a faixa-etária. A pesquisa envolveu a observação sistemática de situações de brincadeira livre entre crianças em um espaço estruturado para a brincadeira em uma creche-escola da universidade. Para tal foram selecionados três grupos de crianças de 3, 4 e 5 anos que se encontram no período do estágio do personalismo, proposto por Wallon, os quais foram compostos por 5 crianças da mesma idade, de ambos os sexos. No ambiente institucional utilizou-se do espaço da brinquedoteca, o qual foi estruturado a partir de áreas de interesse, tais como: casinha, brinquedos e blocos, leitura e fantasia e beleza. Foram realizadas seis sessões de videogravação de momentos de brincadeira livre de cada grupo nesta sala de áreas. Cada sessão teve duração média 20 a 25 minutos. Após terem sido realizadas as sessões de videogravação, foram recortados alguns episódios de interação que estivessem relacionados aos objetivos da pesquisa, os quais foram analisados segundo a perspectiva teórica adotada para este estudo. As análises indicam que há relação entre a brincadeira da criança e o processo de constituição da sua pessoa e que o brincar apresenta evoluções de acordo com a idade a partir dos elementos do desenvolvimento que lhe possibilitam.

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