Resumo

Objetivos:
Os objetivos dessa pesquisa foram: 1) Identificar se a brincadeira espontânea está presente nas aulas de Educação Física na pré-escola, de que forma é utilizada e como ela acontece; 2) Listar as brincadeiras que aparecem com maior frequência durante a realização deste tipo de atividade; e 3) Verificar, na visão dos professores de Educação Física, qual a importância da brincadeira espontânea para as crianças de 4 e 5 anos de idade.

Método e resultados:
Foi realizada uma pesquisa teórico-empírica. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário devidamente validado. A amostra consistiu em quinze professores que atuam no seguimento de ensino em questão. A partir da coleta de dados, pode-se perceber que a brincadeira espontânea vem sendo utilizada como uma ferramenta complementar no processo de aprendizagem. Além disso, elas ocupam um espaço menor que a tradicional atividade diretiva. Elas também apresentam um caráter recreativo, estando na maioria das vezes, desconectadas dos conteúdos e objetivos pedagógicos. A conduta dos professores é observar e só intervir quando necessário. Na maioria das vezes, essa intervenção ocorre apenas por questões de segurança no que diz respeito à integridade física dos alunos.

Conclusão:
Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que, dentro desse grupo de professores, a brincadeira espontânea está presente nas aulas de Educação Física da préescola, e é aproveitada para determinados propósitos. Contudo, apesar de o brincar não diretivo ser utilizado por todos os docentes, observou-se que, no geral, o conhecimento dos profissionais em relação ao mesmo faz-se de forma superficial.