A Busca Pela Valorização do Magistério: Iniciativa Via Programa de Iniciação a Docência
Por João Pedro Zoth Batista (Autor), Thiago Santos Mota (Autor), Serge Matos da Silva (Autor), Stefany Souza Feltz (Autor), Barbara Carvalho (Autor), Welder Xavier Barros Moreira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Este relato de experiência é fruto de nossa observação sobre os objetivos propostos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), dos memoriais construídos pelos bolsistas que atuam no Centro Municipal de Educação Infantil Ana Maria Chaves Colares, município de Vitória, ES (referentes ao segundo semestre de 2018), bem como as cartas de intenção requisitadas no processo seletivo do referido programa.
Segundo Souza (2007), por meio da construção narrativa, é possível rever emoções e razões que não tínhamos percebido no momento em que ocorreram, assim, dando novos significados a nossa identidade docente e abrindo o olhar para o interior. É como estivéssemos refazendo a nossa própria existência. Objetivamos maturar nossas inquietações, buscando assim uma resposta para aquilo que nos aflige no cotidiano escolar e no fazer educativo.