Resumo

Através da presente pesquisa pretendeu-se realizar uma reflexão a respeito da questão da corporeidade, num alerta quanto à camuflagem do corpo, que ocorre em nossa cultura, entendendo que a sua clarificação deve ser requerida como ponto de partida para a mudança sobre o significado e a importância de uma corporeidade sadia para o ser humano. Objetivamos captar e resgatar o sentido do corpo, enfocando o entendimento de diferentes autores, de diferentes áreas do conhecimento no que concerne aos significados de esquema corporal e imagem corporal, pensando igualmente os conceitos sobre lazer, trabalho e educação, suas relações e implicações numa práxis educativa que busque a construção e conscientização positivas da imagem corporal dos educandos, nas escolas brasileiras. Neste estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, interpretada pelas palavras da autora, cujos resultados indicaram que o corpo foi sendo camuflado pelas distorções do significado do lazer, na sociedade capitalista e dos movimentos estereotipados no mundo do trabalhador. Realizou-se uma análise a respeito das tentativas de mudanças de paradigmas na Educação Física, a fim de se repensar as metodologias utilizadas anteriormente, de origem tecnicista, que foram estereotipando os movimentos, a aprendizagem, a individualidade e, consequentemente, a criatividade de cada ser humano.

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