A Capoeira Como Conteúdo da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por Clóvis M. Sedorko (Autor), José da Silva Junior (Autor), Alysson Diego Ribeiro (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 7, n 9, 2017.
Resumo
A Capoeira representa um importante meio de difusão do movimento corporal nas escolas, na medida em que proporciona o desenvolvimento de capacidades físicas como equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo, além de favorecer a aquisição de valores como a cooperação e respeito ao próximo. Contudo, parte da literatura especializada evidencia a negligência deste conhecimento no âmbito escolar. Diante do exposto, este estudo de caráter quantiqualitativo apresentou como objetivos identificar se a capoeira vem sendo desenvolvida pelos professores de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as metodologias que os mesmos utilizam para abordar esta cultura afro brasileira. A pesquisa foi desenvolvida em sete (7) escolas da rede pública municipal de ensino do município de Ponta Grossa-PR, sendo a amostra final do trabalho composta por nove (9) professores de Educação Física das respectivas instituições. Como instrumento para a obtenção dos dados foi utilizado um questionário contendo questões abertas referentes ao ensino da Capoeira. Após análise dos dados, realizada mediante a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), constatou-se que a maioria dos professores não aborda esse conteúdo em suas aulas e a metodologia mais evidenciada nas respostas dos docentes corresponde ao ensino por meio de aulas teórico/práticas.