Resumo

A Capoeira representa um importante meio de difusão do movimento corporal nas escolas, na medida em que proporciona o desenvolvimento de capacidades físicas como equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo, além de favorecer a aquisição de valores como a cooperação e respeito ao próximo. Contudo, parte da literatura especializada evidencia a negligência deste conhecimento no âmbito escolar. Diante do exposto, este estudo de caráter quantiqualitativo apresentou como objetivos identificar se a capoeira vem sendo desenvolvida pelos professores de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as metodologias que os mesmos utilizam para abordar esta cultura afro brasileira. A pesquisa foi desenvolvida em sete (7) escolas da rede pública municipal de ensino do município de Ponta Grossa-PR, sendo a amostra final do trabalho composta por nove (9) professores de Educação Física das  respectivas instituições. Como instrumento para a obtenção dos dados foi utilizado um questionário contendo questões abertas referentes ao ensino da Capoeira. Após análise dos dados, realizada mediante a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), constatou-se que a maioria dos professores não aborda esse conteúdo em suas aulas e a metodologia mais evidenciada nas respostas dos docentes corresponde ao ensino por meio de aulas teórico/práticas.

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