Resumo

A escolarização da capoeira é um processo emergente na atualidade e surge como um esforço de valorização das manifestações da cultura popular brasileira a partir das instituições escolares. No Distrito Federal, a capoeira está presente nas escolas da rede oficial de ensino desde 1982 e é coordenada pela Fundação Educacional do Distrito Federal (FEDF), instituição responsável pelo ensino público em Brasília. Este estudo teve por objetivo analisar as ações do programa de capoeira da FEDF a fim de desvelar as concepções dos agentes envolvidos (alunos, professores e diretores), sobre a capoeira na escola, sobre o referido programa, e identificar os valores e as concepções que nele preponderam. A partir das evidências encontradas neste estudo, verificou-se no programa a operação de uma síntese que refaz a dicotomia baiana Angola - Regional, cujo resultado é a existência de uma capoeira Regional "angolizada" e de uma capoeira Angola "regionalizada", tal como vem ocorrendo em outros grandes centros urbanos do país. As ações do programa encontram-se majoritariamente vinculadas à disciplina Educação Física recebendo desta muitas influências, tanto no que diz respeito aos fundamentos teóricos e científicos, quanto no que diz respeito a legislações e normatizações.