Integra

Introdução: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa no qual buscamos disponibilizar o conhecimento da Capoeira em uma visão crítico emancipatória no sentido de propor uma visão crítica dos educandos acerca do contexto atual em que vivem. Sempre procuramos trabalhar os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural.

Objetivo: O objetivo a ser alcançado foi o de instigar e aguçar o poder de criticidade dos educandos a partir das práticas e reflexões destas nos contextos das intervenções.

Metodologia: O método utilizado visou-se em uma abordagem de ensino crítico emancipatória, levando em consideração os componentes desta, as competências: objetiva, social e comunicativa. Esta pesquisa de campo foi realizada uma escola municipal de Balneário Camboriú com alunos do ensino fundamental. Após cada intervenção eram realizados relatórios conceituais com
reflexão acerca da prática.

Resultados: O tema não teve a aceitação de todos no início, porém com o passar das aulas houve um interesse maior de muitos, havia aqueles que já tinham realizado a prática, e se interessavam mais pelas aulas, mesmo assim não onseguimos atingir a todos e fazer com que estes participassem. O resultado que conseguimos obter pode não ter sido como o desejado. No entanto muitos foram os objetivos alcançados através deste trabalho. As vivências dos educandos nos trabalhos em grupo, o conhecimento dos escolares de uma manifestação de grande amplitude cultural, e é claro a apropriação de muitos educandos de uma nova prática corporal través do trabalho envolvendo relações sócio-culturais e comunicativas.

Conclusão: A formação docente se dá a partir do momento que se vê a prática como uma constante mudança, sempre pensando no processo de ensino aprendizagem. Devemos sempre pensar, refletir e reesignifcar nossas ações docentes, com isso estar-se-á construindo e aprimorando nossa formação, já que esta será uma constante na vida.