Editora Autor. Brasil 2002. 286 páginas.

Sobre

Introdução Geral

Ao final do livro “A Volta do Mundo da Capoeira”, publicado em 1999, adiantei o tema básico do meu trabalho seguinte: “A Volta ao Mundo da Volta do Mundo da Capoeira” !

Adiantei, também, o índiceeoresumo do livro que já estava sendo gestado com base na aplicação da engenhosa Teoria da Construção de Instituições (Institution Building Theory) no processo de institucionalização e globalização — lamentável, mas inexorável! — da Arte Afro-Brasileira da Capoeiragem.

Nesse excesso de entusiasmo e planejamento editorial, já se vê, subestimei a opinião do leitor. Que foi e continua sendo, em relação ao livro “A Volta do Mundo da Capoeira”, absolutamente surpreendente. Através de telefonemas, cartas e e-mails, e, sobretudo, através de contatos pessoais no Rio e durante minhas andanças pelo Brasil afora e pelo exterior, comecei a estocar verdadeiro arsenal de críticas e sugestões muito bem fundamentadas e altamente relevantes. Subsídios que não me permitiram outra alternativa senão a de reformular meus planos editoriais, engavetando por mais algum tempo o livro inicialmente previsto, e partindo para dois outros livros, no momento, bem mais importantes. Decisão que foi consolidada por força de um contrato para publicação da segunda edição do meu livro “A Volta do Mundo...” através da Internet (e-book: www.novosuniversos.com.br). Edição que, sábia e finalmente, tomou a forma de uma coletânea desdobrada em cinco volumes, facilitando, assim, a leitura e o entendimento pleno do 7 Capoeiragem no Rio de Janeiro 1ª Revisão: 28.05.02 – 2ª Revisão: 08.07.02 3ª Revisão: 15.08.02 – 4ª Revisão: 30.09.02 5ª Revisão: 24.10.02 – 6ª Revisão: 28.10.02 – 7ª Revisão: 06.11.02 Produção: Textos & Formas Ltda. Para: André Lacé trabalho. No primeiro volume tratei de incluir uma apresentação fundamentada nas mencionadas críticas e sugestões.

Arquivo