A Caravana Educativa de Lazer Como Vivência Teórico-prática Para a Formação Acadêmica em Educação Física em Castanhal - Pa
Por Nara Heloisa Rodrigues (Autor), Luis André Pereira de Oliveira (Autor), Marília Amábile Guarizo (Autor), Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro (Autor), Giselle Helena Tavares (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor).
Resumo
O lazer pode ser compreendido como o tempo de não trabalho, um tempo para atividades “livres” voltadas à diversão, à descontração, ao lúdico por escolha do sujeito. Porém é uma conquista socialmente construída e deve trazer em seu bojo uma possibilidade de reflexão. Tempo esse que pode resultar na vivência de atividades que possibilitem a educação e reflexão sobre determinadas atitudes, levando em conta o seu duplo aspecto educativo. É uma importante ferramenta para a intervenção na educação, a qual pode estar aliada à questão da sensibilização e dos cuidados com as questões socioambientais. Este estudo trata da construção de um panorama sobre o campo do lazer e suas possibilidades educativas, inclusive as relacionadas às questões socioambientais durante a formação acadêmica em Educação Física. O estudo teve como foco de observação uma intervenção pedagógica denominada “Caravana Educativa de Lazer”, a qual vem sendo realizada no decorrer de uma disciplina do curso.