A Cibercultura e o Ensino Médio: Estudo Comparativo Entre os Alunos das Redes de Ensino Públicas e Privadas
Por Derli Juliano Neuenfeldt (Autor), Rogério José Schuck (Autor), Juliana Mittelstadt (Autor), Tânia Micheline Miorando (Autor).
Em XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Esta pesquisa descritiva teve por objetivo analisar a forma como a cibercultura se faz presente no cotidiano de alunos, de escolas públicas e privadas, do 3.º ano do Ensino Médio dos municípios de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Encantado, RS/BRA. Coletaram-se dados com 373 alunos mediante um questionário. Constatou-se que as aprendizagens relacionadas à cibercultura ocorreram por interesse próprio dos alunos em inserirem-se nesse universo. O acesso à internet caminha para a universalização e é a principal fonte de pesquisas escolares. No entanto, prevalece a reprodução do conhecimento, o que requer avanço no uso didático-pedagógico da internet.