A cidadania como elemento integrante nas aulas de educação física do ensino fundamental
Por Lara Gabrielly Antunes Ferreira (Autor), Paulo Vitor Antunes Fonseca (Autor), Betania Maria Araujo Passos (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 6, 2023.
Resumo
O ensino fundamental, etapa da educação básica com duração minina de oito anos é obrigatório e gratuito nas escolas públicas. Essa fase de escolarização é muito importante para a formação dos alunos em diversos aspectos, dentre eles para a cidadania. As aulas de Educação física com a gama de conteúdos da cultura corporal de movimento: esportes, danças, ginásticas, lutas jogos e brincadeiras podem contribuir na formação integral dos alunos de forma crítica, autônoma e social. Este estudo tem como objetivo evidenciar a importância de se desenvolver a cidadania nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, através da revisão de literatura. O estudo se insere na pesquisa. No ensino fundamental, conforme documentos orientadores como, a base nacional comum curricular (BNCC), parâmetros curriculares nacionais (PCN´S), currículo referência do ensino fundamental, abordam a cidadania como eixo norteador nas práticas corporais afim de que os alunos sejam capazes de vivenciar praticas corporais e construir a partir delas atitudes de respeito consigo e com outros, atitudes éticas, e de solidariedade nas diversas relações sociais. Dessa forma as aulas de Educação física vão além do aspecto físico. Tal componente curricular ao introduzir e inserir os alunos no universo das manifestações da cultura corporal de movimento propicia aos mesmos, valores, atitudes, habilidades e compreensão de sua participação no meio em que vive. O estudo em análise revela de maneira clara e abrangente a cultura das aulas de Educação Física no ensino fundamental como uma ferramenta eficaz na formação de cidadãos responsáveis e participativos. As aulas quando bem elaboradas pelos professores proporcionam um espaço único onde os alunos podem aprender a colaborar em equipe, observar as diferenças individuais e compreender a importância da inclusão, meios para assegurar aos alunos a formação indispensável para o exercício da cidadania.