Resumo

O ensino fundamental, etapa da educação básica com duração minina de oito anos é obrigatório e gratuito nas escolas públicas. Essa fase de escolarização é muito importante para a formação dos alunos em diversos aspectos, dentre eles para a cidadania. As aulas de Educação física com a gama de conteúdos da cultura corporal de movimento: esportes, danças, ginásticas, lutas jogos e brincadeiras podem contribuir na formação integral dos alunos de forma crítica, autônoma e social. Este estudo tem como objetivo evidenciar a importância de se desenvolver a cidadania nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, através da revisão de literatura. O estudo se insere na pesquisa. No ensino fundamental, conforme documentos orientadores como, a base nacional comum curricular (BNCC), parâmetros curriculares nacionais (PCN´S), currículo referência do ensino fundamental, abordam a cidadania como eixo norteador nas práticas corporais afim de que os alunos sejam capazes de vivenciar praticas corporais e construir a partir delas atitudes de respeito consigo e com outros, atitudes éticas, e de solidariedade nas diversas relações sociais. Dessa forma as aulas de Educação física vão além do aspecto físico. Tal componente curricular ao introduzir e inserir os alunos no universo das manifestações da cultura corporal de movimento propicia aos mesmos, valores, atitudes, habilidades e compreensão de sua participação no meio em que vive. O estudo em análise revela de maneira clara e abrangente a cultura das aulas de Educação Física no ensino fundamental como uma ferramenta eficaz na formação de cidadãos responsáveis e participativos. As aulas quando bem elaboradas pelos professores proporcionam um espaço único onde os alunos podem aprender a colaborar em equipe, observar as diferenças individuais e compreender a importância da inclusão, meios para assegurar aos alunos a formação indispensável para o exercício da cidadania.

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