Resumo

Esta pesquisa tem como propósito investigar a circulação das ideias de Pehr Henrik Ling e da ginástica sueca no Brasil, tomando como lugar de difusão os periódicos “Revista de Educação Física” e “Educação Physica”, no período de 1932 a 1954. A ginástica sueca é uma das manifestações ginásticas europeias que foram propostas para contribuir na educação do corpo, em um contexto que se almejavam a formação de novos corpos, adaptados aos novos tempos (SOARES, 2004). Essa ginástica é marcada pelos investimentos de Pehr H. Ling (1776-1839), que no século XIX se espalhou para diversos países (MORENO e BAIA, 2019). No Brasil, esta ginástica circula por meio de manuais, sujeitos, instituições e por periódicos, dentre eles, os especializados em Educação Física. Estes, no país, vão surgir a partir da terceira década do século XX como possibilidade de contribuir com a circulação de conhecimentos relacionados à Educação Física. Os escassos estudos que se dedicam a estudar a circulação de ginástica sueca nos periódicos especializados (BAÍA e MORENO, 2020), nos levaram aos questionamentos: Como a ginástica sueca aparece nesses periódicos? Quais ginásticas suecas são possíveis encontrar nesses periódicos? Como os periódicos especializados contribuíram na constituição da Educação Física? Apoiamos em referenciais da História Cultural, como Certeau (2006). Utilizamos os exemplares da Revista de Educação Física e da revista Educação Physica, sendo a temporalidade marcada pelo início dos periódicos – ambos em 1932; e finaliza em 1954, quando a ginástica sueca deixa de aparecer.

Acessar