Resumo
O objeto de investigação dessa pesquisa são as movimentações coordenadas dos jogadores de futebol (a tática) no contexto de midiatização televisual. Propomos uma abordagem teórico-metodológica para compreender os significados envolvidos nesse contexto investigativo: a cognição comunicacional. Nessa abordagem as competências podem ser associadas quando estão em comunicação. A cognição comunicacional é composta pela associação de quatro linhas de significados : semiótica-cognitiva, culturais, distinções sociológicas e agenciamentos políticos. A semiótica-cognitiva tem o propósito de compreender os aspectos lógicos das competências. Destacamos três semióticas-cognitivas principais: do cérebro, dos movimentos e das imagens televisuais. O significado cultural tem a competência do repertório de conhecimento e identidade. As distinções sociológicas tem a competência de compor esquemas de valorações para os significados semiótico-cognitivos e os culturais. Os agenciamentos políticos organizam as linhas de significado que estão em comunicação. Nossa tese é de que o agenciamento das imagens televisuais influenciam transformações no contexto da cognição comunicacional da tática futebolística. Os efeitos principais são cinco: a valorização das táticas vencedoras, a formação de uma comunicação em rede entre as culturas táticas bem como a intensificação; dos afetos entre as culturas táticas; dos conhecimentos extrínsecos ao futebol; e das transformações táticas. Compreendemos esses efeitos por meio da análise dos movimentos coordenados dos jogadores: a tática seria signo da cognição comunicacional midiatizada no futebol. Para compreender esses diferentes significados e suas relações analisamos as imagens de seleções marcantes em copa do mundo. Analisamos: a seleção brasileira de 1962, o time inglês de 1966, a seleção brasileira de 1970 e a seleção holandesa de 1974.