Resumo

O pesquisador solitário é uma figura distante dacontemporaneidade. O trabalho colaborativo na comunidadecientífica se expandiu enormemente no século XX apoiadopela tecnologia da informação. Para tal quadro contribuíram autilização dos recursos eletrônicos e o acirramento dacompetitividade no meio acadêmico e em outras organizações.A colaboração em rede fortalece laços entre pesquisadores einstituições que, dessa forma, gerem os recursos e asatividades interdisciplinares de pesquisas e contribuem parao sustento mútuo na construção do saber científico. Este artigovisa contribuir para a identificação das redes de colaboraçãodos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciênciado Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS, no período de2007 a 2009, referente ao último triênio de avaliação daCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Foram identificados 204 artigos e 280 autores nosartigos publicados. Os resultados apontam no sentido de umarede colaborativa em construção, com poucas ligações entreos professores e mais entre os grupos de pesquisa. Esteartigo pretende contribuir para estudos no campo da produçãocientífica da educação física, e servir como um instrumentoàs atividades de investigação e de possibilidades deintercâmbio institucional.

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