Resumo

O objetivo deste artigo é saber como os fatores envolvidos no relacionamento com patrocinadores se combinam para constituir um sentimento positivo em relação a essas marcas. Como resultado deste trabalho, esperamos contribuir com as teorias da área e propor uma investigação a partir de diferentes perspectivas metodológicas.
Metodologia/abordagem: Houve 1.174 respostas à pesquisa. O fenômeno foi observado por Análise de Coincidência e validado por Regressão Lógica no mesmo conjunto de dados. Ambos os métodos podem ser ajustados para analisar corretamente as estruturas de dependência booleanas sem redundância e sem dependência entre as causas e seus resultados.
Originalidade/Relevância: Uma distinção relevante foi realizar a pesquisa utilizando metodologias que produzem resultados de maneira diferente da abordagem metodológica correlacional tradicional. As descobertas enfatizaram a importância da solução descoberta para estabelecer um relacionamento entre fãs e marcas patrocinadoras.
Principais resultados: A combinação de congruência entre o patrocinador e a equipe com a intenção de compra daquela marca indicou uma relação positiva. Outra descoberta foi enfatizar um envolvimento que sugere uma relação altruísta, junto ao fator brand equity e a percepção de uma relação estritamente comercial.
Contribuições teóricas/metodológicas: A solução apontou uma combinação de fatores para caracterizar o fenômeno observado. O resultado encontrado contribui para a literatura ao evidenciar caminhos alternativos para a constituição da relação do torcedor com o patrocinador por um torcedor.
Implicações práticas: Nossos achados enfatizaram a importância da importância de um envolvimento que sugira uma relação altruísta como vantagem competitiva para o patrocinador/patrocinado.

Acessar