A Complexidade e a Organização no Processo de Aprendizagem de Habilidades Motoras
Por Daniel Zacaron (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 16, n 1, 2006.
Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar o nível de capacidade motora de participantes das equipes pré-mirim, mirim e infantil de voleibol de Florianópolis, SC, em relação às habilidades motoras específicas da modalidade. Fizeram parte de amostra 90 participantes de ambos os sexos, sendo 31 da categoria Pré-Mirim (até 13 anos), 22 da categoria Mirim (até 14 anos) e 37 da Infantil (até 15 anos), de clubes da Grande Florianópolis vinculados à Federação Catarinense de Voleibol, que possuíam equipes de treinamento de base. Como instrumento foi utilizada a Escala de Habilidades Motoras no Voleibol testada e validada por Zacaron (2003). Neste estudo a análise das habilidades, distinguindo as relacionadas ao participante enquanto sujeito e as relacionadas ao participante enquanto parte de um grupo, permitiu verificar que as variações dos níveis de complexidade e organização da tarefa são fatores importantes no processo de aprendizagem.