A Compreensão da Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física em Escola Organizada Por Ciclos de Formação a Partir do Conceito de Habitus Profissional
Por Mônica Urroz Sanchotene (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente trabalho tematiza a prática pedagógica dos professores de educação
física do ensino fundamental. Analisa os conhecimentos, as relações
interpessoais e as rotinas utilizadas pelos professores no intuito de compreender
o habitus profissional dos professores de educação física e sua relação com o
currículo oculto escolar. A pesquisa desenvolve-se na perspectiva qualitativa,
com o desenho de um estudo de caso etnográfico. A prática pedagógica será
compreendida como o resultado da interação de um habitus profissional e um
contexto; considerando que o habitus profissional constitui-se a partir das rotinas
dos professores, das improvisações e do agir na urgência, através da
incorporação de procedimentos que deram certo. Neste sentido, configura-se
o seguinte problema de pesquisa: Como os professores de educação física
organizam suas práticas pedagógicas nas escolas da Rede Municipal de Ensino
de Porto Alegre, a partir de um habitus profissional e de um contexto,
atualizando o currículo oculto da escolarização? A utilização prioritária de rotinas
e improvisações nas aulas produzem um currículo oculto que funciona de uma
maneira implícita através dos conteúdos culturais, das rotinas, interações e tarefas
escolares, não sendo fruto de um planejamento coletivo docente. O estudo de
caso etnográfico está sendo realizado em uma escola pública municipal da
cidade de Porto Alegre com o objetivo de desvelar as rotinas e as teorizações
implícitas que sustentam a práxis dos educadores. Estão sendo utilizados os
seguintes instrumentos de coleta de informações: observação participante com
registro em diário de campo, entrevistas semi-estruturadas, análise de
documentos e narrativa escrita. Através do estudo preliminar é possível pensar
que os professores de educação física desenvolvem suas atividades baseados
em rotinas, em ações que deram certo e que vão sendo incorporadas ao habitus
profissional. Também os conteúdos do ensino, fortemente baseados em
modalidades esportivas (como futebol, voleibol e handebol), são resultado de
uma seleção arbitrária e não contemplam a diversidade de manifestações
corporais do homem, favorecendo a produção de um currículo ocult