A Compreensão de Professores Sobre o Currículo de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de São Paulo em Comparação com a Concepção de Um dos Autores do Currículo
Por Kamila Iezzi da Silva (Autor), Bruno Ramos dos Santos (Autor), Jose Carlos Rodrigues Junior (Autor).
Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar a compreensão de professores da rede Estadual de São Paulo sobre o currículo de Educação Física em comparação com a concepção de um dos seus autores. Para isso, utilizou metodologia qualitativa, contou com dois questionários com dez questões discursivas cada. O primeiro foi destinado a um dos autores do Currículo e outro para professores da rede estadual de ensino a fim de realizar o levantamento de dados e comparação entre as respostas do autor e dos professores. A pesquisa foi realizada em cinco escolas da rede estadual de São Paulo localizadas na zona sul da cidade de São Paulo e teve a participação de dez professores. Os professores revelaram dificuldades em lidar com o currículo, principalmente o que concerne à diversidade de conteúdos que admitiram não ter conhecimento suficiente. Quase a totalidade dos docentes não compreendeu os elementos conceituais centrais do currículo. Demonstraram resistência àquilo que é proposto como conteúdos, mas ao mesmo tempo reconheceram o valor e a importância do currículo. Relataram ainda a grande resistência dos alunos à diversidade de propostas de trabalho alegando como fator principal para a dificuldade a falta de interesse deles, a precária estrutura e falta de material pedagógico.