A Comunicação de Crianças com o Mundo Real Através do Brincar
Por Mara Léa Simões de Paiva (Autor).
Resumo
Os fabricantes e as lojas de brinquedos a cada dia apresentam mais novidades para que as crianças possam brincar e entrar em um mundo encantado e na magia dos sonhos. Futuros professores estudam em cursos de Pedagogia, a especificidade de cada brinquedo , principalmente por estarem em contato com pensadores como Froebel, que em seu tempo, já falava sobre o quanto a criança aprende e se desenvolve através de atividades que proporcionam descobertas e a possibilidade do imaginário. Depois de Froebel , John Dewey trouxe essa discussão que vive até hoje e tem sido fonte de muitos estudos. Este artigo pretende apontar a importância do trabalho de professores junto às brinquedotecas e a nova legislação que prevê brinquedos específicos para crianças com deficiência visual em todos os espaços adequados para brincar . Este artigo se propõe também a demonstrar a importância de atividades práticas nos cursos de Pedagogia e as possibilidades de recreação e vivências neste espaço chamado de brinquedoteca presente em hospitais, escolas, shopping centers , hipermercados, hotéis etc , que proporciona a comunicação da criança com o mundo imaginário.