Resumo

A autarquia, o clube e a escola devem, em conjunto, ter em conta a Constituição da República Portuguesa que consagra o direito ao Desporto e normativos em que assentam competências próprias. A investigação realizada no âmbito do tempo livre, lazer e desporto dos jovens em idade escolar compreende estas três áreas fundamentais e justifica-se pela necessidade da promoção de uma interacção de colaboração entre eles, evidenciando, responsabilidades inerentes de cada um nesta área. O estudo está circunscrito à região centro e compreende os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu. Partindo de uma população-alvo de 101 câmaras municipais, 166 escolas e de 303 clubes, o estudo compreende as respostas de 73 câmaras municipais, 66 escolas e 112 clubes. Os principais resultados demonstraram que a autarquia e o clube dizem-se sensibilizados com o lazer e tempo livre contudo, mostram uma atitude mais voltada para a competição e um relacionamento prioritário entre ambos; a Escola mostra afastamento com ambos mas, tem melhor relação com a autarquia do que com o clube; preferencialmente a autarquia apoia financeiramente o clube e a competição; o Desporto Escolar não parece ser muito valorizado; os níveis de comunicação e interacção na organização de actividades desportivas são muito baixos, contudo são sempre melhores entre autarquia e clube do que com a escola; para o clube, a competição parece mais importante que o lazer e não tem por hábito organizar actividades de ocupação de tempo livre; a escola mostra preocupações em valorizar a formação para o lazer e tempo livre mas quando confrontada, confrontada com a importância da escola na educação dos alunos para o trabalho, a sua opção tende claramente para esta última; a escola não tem por hábito organizar actividades de ocupação de tempo livre e tem sempre imensas dificuldades em comunicar e interagir na organização com a autarquia mas principalmente com o clube; a assimetria nacional revela-se ao nível da valorização do lazer, da comunicação e interacção na organização das actividades, dos protocolos de instalações desportivas, do financiamento autárquico, do Desporto Escolar, da organização, colaboração e apoios nas actividades de lazer e tempo livre; na interacção situa-se na falta de comunicação entre eles e na falta de planeamento das actividades sendo exactamente esta a zona onde todos sugerem interagir como solução para melhorar a interacção entre eles; autarquia e clube sugerem a escola muito fechada à comunidade. :: Editorial Gastão Sousa DESTAQUE :: Representações dos Dirigentes Desportivos Acerca da Formação dos Treinadores António Rosado; J. Costa; Isabel Mesquita; M. Rolla; Carlos Colaço ARTIGOS :: A Segmentação no Desporto e Turismo nos Açores, Canárias e Madeira. Nuno Lourenço; Abel Correia :: Perspectivas dos Supervisores de Desporto nas Subprefeituras do Município de São Paulo: um olhar para a sua função e dificuldades. Eva Chaska Uchitel Tesch :: Estratégia no Desporto para Todos – Estudo das Organizações Desportivas da Região Autónoma da Madeira em 2001/2004 Rafael Santos; Abel Correia :: O Director Desportivo nas Organizações do Futebol em Portugal. Caracterização da Actividade dos Gestores de Desporto nos Clubes de Futebol Profissional e não Profissional. Victor Maças :: O Instituto do Desporto da Madeira e as Associações de Modalidade – Uma Relação de Apoio e Cumplicidade Jorge Soares :: Serviços e Segmentos – Alvo dos Ginásios/Helth Clubs em Portugal Micaela Neto; Abel Correia :: Estilos de Liderança e Técnicas de Gestão para o Sucesso na Gestão Desportiva Rodrigo Herbert Macedo; Carlos Colaço :: A Comunicação da Organização de Actividade Desportivas no Quadro de uma Interação entre a Autarquia, a Escola e o Clube Francisco Teixeira Homem; Pedro Sarmento; Carlos Colaço; António Rosado DOSSIER: NEGÓCIOS E IDEIAS :: Turismo Náutico – Um Mar de Oportunidades Elsa Pereira