Resumo

O treinador é reconhecido como um profissional capaz de promover experiências que beneficiem a formação pessoal, social, e educacional de crianças e jovens. A abordagem teórica do Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ) tem orientado a utilização do esporte nessa perspectiva humana. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a concepção de estudantes de Educação Física sobre a importância do esporte e os papéis do treinador para o DPJ. Participaram nove estudantes de uma universidade federal do sul do Brasil. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para recolha das informações. A interpretação dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os estudantes acreditam que o esporte pode fomentar as quatro dimensões (competências, caráter, confiança, conexão) para o desenvolvimento dos jovens em sua totalidade. Além disso, para os participantes deste estudo, o treinador possui múltiplos papéis (técnico, educador, amigo, facilitador e líder), sendo que cada papel possui particularidades para que consiga aprimorar o DPJ por meio do esporte, como no caso do treinador ser um líder e motivar seus atletas para o engajamento na prática. A abrangência das concepções dos participantes representa a importância da formação inicial em Educação Física para o desenvolvimento de um pensamento crítico, reflexivo e autônomo de futuros treinadores esportivos. Assim, o curso de Educação Física pode fomentar uma formação que contemple as demandas complexas do contexto esportivo para a atuação positiva de treinadores com crianças e jovens praticantes.

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