Resumo

Este estudo teve como objeto identificar a concepção de homem e de Educação Física que sustenta o PIBID- Educação Física presente na Universidade Federal do Estado da Bahia. O problema da pesquisa foi: Qual a concepção de homem e de Educação Física do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à docência (PIBID) no sub-projeto de Educação Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA)? O objetivo Geral foi Compreender a concepção de homem e de Educação Física na formação do aluno do PIBID-UFBA. Portanto, foram objetivos específicos: constatar a teoria educacional e abordagens em Educação Física que orientam a formação dos estudantes do PIBID/Educação Física- UFBA; compreender a concepção de homem na formação dos estudantes do projeto. Levantamos a hipótese que os alunos que estão vivenciando o PIBID-UFBA estão sendo formado na perspectiva da omnilateralidade, tendo em vista a concepção de formação pautada no projeto político pedagógico do curso de Educação Física. O caminho metodológico desse estudo se caracteriza na pesquisa materialista histórico dialética. Foi utilizado para a analise dos dados o Projeto Político Pedagógico do curso de Educação Física da UFBA; o projeto de Educação Física/UFBA submetido ao processo seletivo do PIBID edital n°63/2013 e o plano de estudo referente ao ano de 2014 elaborado pelos integrantes do PIBID. A conclusão aponta que a formação dos estudantes do PIBID/Educação Física da UFBA é pautada numa formação humana omnilateral, que só uma Educação Física de caráter ampliado é capaz de consolidar.

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