Resumo

A dupla carreira acadêmica-esportiva (DCAE) consiste no investimento de estudantes-atletas em duas carreiras simultâneas - acadêmica e esportiva -, resultando em tensões e desafios ligados à conciliação entre estudos, treinamentos e competições. No século XXI, consoante a debates sobre democratização do acesso à educação e práticas esportivas, a DCAE passou a ocupar espaço nas pautas de governos e instituições esportivas/educacionais no Brasil. Assim, analisar a literatura sobre DCAE pode fornecer subsídios importantes para a elaboração de políticas e programas. O objetivo deste estudo foi analisar estudos empíricos de autores brasileiros sobre a conciliação entre esporte e educação escolar, evidenciando as trajetórias e tendências investigativas, avanços e desafios a serem superados. Realizamos uma revisão narrativa, buscando artigos nas bases de dados Web of Science, Scopus e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: Dupla carreira; Dupla carreira esportiva; Escolarização de atletas; Jornada esportiva e educacional; Esporte; Brasil. Como resultado, foram encontrados 123 documentos, sendo analisados 40 trabalhos, considerados elegíveis. Os artigos evidenciaram principalmente as seguintes temáticas: a) conciliação das demandas que envolvem as atividades escolares e esportivas; b) dilemas da dupla carreira esportiva; c) perfil do estudante-atleta e grau acadêmico; d) projeto familiar, migração, cultura e sentidos da carreira escolar para a vida de tais indivíduos.  

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