A conciliação entre esporte e educação escolar no Brasil uma revisão narrativa
Por Felipe Rodrigues da Costa (Autor), Renato Francisco Rodrigues Marques (Autor), Maressa D'Paula Gonçalves Rosa Nogueira (Autor), Felipe Saul da Costa Wanzeler (Autor), Juliana Elói Pires (Autor).
Resumo
A dupla carreira acadêmica-esportiva (DCAE) consiste no investimento de estudantes-atletas em duas carreiras simultâneas - acadêmica e esportiva -, resultando em tensões e desafios ligados à conciliação entre estudos, treinamentos e competições. No século XXI, consoante a debates sobre democratização do acesso à educação e práticas esportivas, a DCAE passou a ocupar espaço nas pautas de governos e instituições esportivas/educacionais no Brasil. Assim, analisar a literatura sobre DCAE pode fornecer subsídios importantes para a elaboração de políticas e programas. O objetivo deste estudo foi analisar estudos empíricos de autores brasileiros sobre a conciliação entre esporte e educação escolar, evidenciando as trajetórias e tendências investigativas, avanços e desafios a serem superados. Realizamos uma revisão narrativa, buscando artigos nas bases de dados Web of Science, Scopus e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: Dupla carreira; Dupla carreira esportiva; Escolarização de atletas; Jornada esportiva e educacional; Esporte; Brasil. Como resultado, foram encontrados 123 documentos, sendo analisados 40 trabalhos, considerados elegíveis. Os artigos evidenciaram principalmente as seguintes temáticas: a) conciliação das demandas que envolvem as atividades escolares e esportivas; b) dilemas da dupla carreira esportiva; c) perfil do estudante-atleta e grau acadêmico; d) projeto familiar, migração, cultura e sentidos da carreira escolar para a vida de tais indivíduos.
REFERÊNCIAS
Azevedo, M. F. de, Santos, W. dos, Costa, F. R., & Soares, A. J. G. (2017). Formação escolar e formação esportiva: caminhos apresentados pela produção acadêmica. Movimento, 23(1), 185–200. https://doi.org/10.22456/1982-8918.61300
Bagni, G., Morão, K. G., Verzani, R. H., & Machado, A. A. (2020). Agentes estressores e o enfrentamento de problemas em tenistas e mesatenistas universitários. Caderno de Educação Física e Esporte, 18(2), 39-43. https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p39
Bon, M., Doupona, M., Wilson-Gahan, S., Capranica, L., & Guidotti, F. (2022). Transnational Migration and Dual Career of Slovenian and Swiss Elite Female Handball Players—A Longitudinal Analysis. Sports, 10(9). https://doi.org/10.3390/sports10090137
Cadavid, M. A. A., Costa, F. R. da, & Carneiro, F. F. B. (2021). Cobertura de bases de datos científicas sobre el tema de la carrera dual en el deporte. Revista da ALESDE, 13(1), 99–109. http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.80185
Capranica, L., Doupona, M., Abelkalns, I., Bisenieks, U., Sánchez-Pato, A., Cánovas-Alvarez, F. J. ... Baldassarre, A. Di. (2022). Understanding dual career views of European university athletes: The more than gold project focus groups. PLoS ONE, 17(2), 0264175. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0264175
Carvalho, R. A. T., & Haas, C. M. (2015). Conflito na legislação brasileira referente à escolarização de seus jovens atletas. Revista de estudios e Investigación en psicología y educación, Extra(12), 11–15. https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.12.421
Claude, R. P. (2005). Direito à educação e educação para os direitos humanos. Sur, Rev. int. direitos human., 2(2), 36–63. https://doi.org/10.1590/S1806-64452005000100003
Coakley, J. (2017). Sport in society: issues and controversies (12o ed). McGrath-Hill Education.
Coelho, G. F., Maquiaveli, G., Vicentini, L., Ricci, C. S., & Marques, R. F. R. (2021). Dual career in Brazil: analysis on men elite futsal players’ academic degree. Cultura, Ciencia y Deporte, 16(47), 69–83. https://doi.org/10.12800/ccd.v16i47.1696
Condello, G., Capranica, L., Doupona, M., Varga, K., & Burk, V. (2019). Dual-career through the elite university student-athletes’ lenses: The international FISU-EAS survey. Em PLoS ONE, 14(10). Public Library of Science. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0223278
Correia, C. A. J. J., Melo, L. B. S., & Soares, A. J. G. (2020). Mercado esportivo e escolarização de mulheres atletas. Novos Olhares Sociais, 3(1), 199–217. https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/novos-olhares-sociais/article/view/4546
Correia, C. A. J., Rosistolato, R., Soares. A. J. G. (2022a). Projeto, campo de possibilidades e redes na formação futebolística dos jovens atletas e suas famílias no Brasil. Etnográfica, 26(2), 371-392. https://doi.org/10.4000/etnografica.11619
Correia, C. A. J., Silva, J. C. S., Soares, A. J. G. (2017). Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas. Perspectiva, 35(1), 188-213. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p188
Correia, C. A. J., & Soares, A. J. G. (2020). Dilemas da dupla carreira: projeto escolar e futebolístico de estudantes-atletas das classes médias e altas do Rio de Janeiro. CSOnline, 31, 51–75. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.30350
Correia, C. A. J., Soares, D. G., & Soares, A. J. G. (2022b). Estratégias e Visões Familiares na Escolarização de Jovens Atletas. Educação & Realidade, 47, e108135. https://doi.org/10.1590/2175-6236108135
Costa, F. R., & Figueiredo, A. J. (2021). REFLEXÕES SOBRE A DUPLA CARREIRA-A HARMONIA ENTRE A UNIVERSIDADE PÚBLICA E O ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO. Revista da ALESDE, 13(1), 1-6. http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.79904
Costa, F. R. da, Miranda, I. S. De, & Figueiredo, A. J. (2021a). Sport and education: how to develop a proper dual career. Cultura, Ciencia y Deporte, 16(47), 49–58.
Costa, F. R. da, Miranda, I. S. de, Hagström, L., Santos, C. R. L. dos, & Rezende, A. L. G. de. (2021b). Dupla carreira esporte-educação: a realidade dos atletas da elite dos saltos ornamentais brasileiros. Movimento (Porto Alegre), 27, e27016. https://doi.org/10.22456/1982-8918.109456
Costa, F. R. da, Rezende, A. L. G. de, Martins, F. B., Rocha, H. P. A. da, Soares, A. J. G. (2022a). Government grant for athletic scholarships in the Federal District: economic profile, athletic information and academic status of the recipients. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 44, e001422. https://doi.org/10.1590/rbce.44.e001422
Costa, F. R. da, Rocha, H. P. A., & Cadavid, M. A. A. (2018). SOBRE A DUPLA CARREIRA ESPORTIVA E O DIREITO À EDUCAÇÃO. Temas em Educação Física Escolar, 3(1), 1–6. https://doi.org/10.33025/tefe.v3i1.1910
Costa, F. R. da, Rocha, H. P. A., Viana, F. N. S., Miranda, I. S. de, & Costa, A. P. (2022b). Conciliação da rotina de estudo e treinamento: o caso do cheerleading na Universidade de Brasília. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 46, 896-905. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v46.94156
Crema, A. B. C., Maquiaveli, G., Gonçalves, L., de Souza, I. S., & Marques, R. F. R. (2023). A dupla carreira no futsal praticado por mulheres no Brasil: graus acadêmicos e origens familiares de atletas de elite e de categorias de base da Liga Paulista de Futsal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 45, 1-9. https://doi.org/10.1590/rbce.45.e20230048
Fiochi-Marques, M., Oliveira, M. C. de, & Melo-Silva, L. L. (2019). Construção da carreira do universitário-atleta: percepções e expectativas na transição universidade-trabalho. Psicologia Revista, 27, 679-706. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i3p679-706
Flach, M. C., Maciel, L. F. P., Dallegrave, E. J., Collet, C., Benites, L. C., Duek, V. P., Farias, G. O., & Folle, A. (2023). Rotina de estudos de atletas-estudantes durante a formação esportiva (Study routine of athletes-students during sports development) (Rutina de estudio de atletas-estudiantes durante el desarrollo desportivo). Retos, 47, 228-237. https://doi.org/10.47197/retos.v47.90915
Folle, A., Collet, C., Salles, W. N., Nascimento, J. V. do. (2016) Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 30(2), 477-490. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200477
Furtado, J. R., Pizzato, M. C. (2020). Formação profissional esportiva: as escolas de futebol como agente promotor da vida escolar dos alunos. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, 7(1), 163-186. https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4132
Goellner, S. V. (2012). Mulheres e esporte: sobre conquistas e desafios. Revista do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, 4. https://www.gov.br/mulheres/pt-br/observatorio-brasil-da-igualdade-de-genero/revista/RevistadoObservatrio2012Portugus.pdf
Gonzalez, L. Por um femininos afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. (2020). 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar.
Haas, C. M., & Carvalho, R. A. T. de. (2018). Escolarização dos talentos esportivos: busca pelo sucesso no esporte, distanciamento da escola e conflitos legais. Revista @mbienteeducação, 11(3), 374-394. https://doi.org/10.26843/ae19828632v11n32018p374a394
Hong, H. J., Morris, R., López-Flores, M., & Botwina, G. (2022). An international analysis of dual careers support services for junior athletes in Europe. International Journal of Sport Policy and Politics, 14(2), 305-319. https://doi.org/10.1080/19406940.2021.1999301
Lima, R. de, Freitas, G. S. (2016). Formação e escolarização: uma análise das categorias de base do SC São Paulo (RS) e Académica de Coimbra (Portugal). Revista Didática Sistêmica. 17(1), 216-219. https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5919
López-Flores, M., Hong, H. J., & Botwina, G. (2020). Dual career of junior athletes: Identifying challenges, available resources, and roles of social support providers. Cultura, Ciencia y Deporte, 16(47), 117–129. http://dx.doi.org/10.12800/ccd.v16i47.1673
Maciel, L. F. P., Folle, A., De Souza, P. H. X., Vaz, G., & Salles, W. D. N. (2017). Envolvimento esportivo e escolar: percepções de alunos-atletas do programa “basquetebol para todos”. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 25(4), 92-103. https://doi.org/10.31501/rbcm.v25i4.7776
Mancini, M. C., & Sampaio, R. F. (2006). Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Em Brazilian Journal of Physical Therapy, 10(4). SciELO Brasil. https://doi.org/10.1590/S1413-