Resumo
Introdução. A importância da realização regular de uma atividade motora é considerada uma prática salutar e benéfica em diversos aspectos da vida humana. Em particular, os adolescentes têm um ganho de extrema relevância nessa faixa etária. Um dos aspectos que é pouco conhecido nesta idade é o quantitativo de ganho cognitivo em função da execução de tarefas motoras de forma sistemática. Objetivo. Examinar os aspectos cognitivos (notas quantitativas), comportamental (tempo de reação) e neurofisiológicos (potência absoluta de teta) em adolescentes de uma rede de ensino básico privado no estado do Rio de Janeiro em dois grupos de adolescentes; um que praticava natação de forma regular e outro que somente fazia Educação Física curricular. Materiais e Métodos. A amostra foi composta de 61 adolescentes divididos em dois grupos (34 praticantes regulares de natação versus 27 - praticantes de Educação Física curricular). Os aspectos cognitivos foram aferidos através das notas quantitativas (0-10) das disciplinas de: Biologia, Educação Física, Matemática e Português obtido no ano de 2018.