A confederação brasileira de voleibol (cbv) e seus stakeholders: avaliação qualitativa do modelo de gestão baseado em unidades estratégicas de negócios
Por Ana Gabriela Hernandes Ruiz (Autor), Ary J. Rocco Jr (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 3, n 2, 2013.
Resumo
Nas ultimas décadas, a gestão da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) apresentou amplo desenvolvimento, com destacados resultados econômicos, financeiros e, principalmente, desportivos. Vários fatores colaboraram para esse crescimento, entre eles a capacidade administrativa, gerencial, executiva e empresarial da entidade. A adoção, entre outras medidas, do modelo de unidades estratégicas de negócios permitiu uma melhor adequação do voleibol brasileiro ao novo ambiente de negócios da indústria do esporte, com a profissionalização de sua gestão. O modelo permitiu, também, a adoção de estratégias empresariais utilizadas por organizações do mundo corporativo e o desenvolvimento de ferramentas próprias adaptadas ao ambiente do voleibol. O objetivo deste artigo é investigar o estágio atual de desenvolvimento da gestão da Confederação Brasileira de Voleibol e a eficiência e eficácia do modelo de gestão baseado em unidades de negócios adotado pela entidade. Vinte e seis (26) pessoas, representantes de diversos grupos de interesse que se relacionam com a CBV, foram entrevistadas. O objetivo da pesquisa, realizada de forma qualitativa, foi levantar os pontos positivos e negativos do modelo de gestão profissionalizada da organização, com o esporte, em seus diversos aspectos, tratado como negócio. Apesar da excelência do modelo, para os padrões esportivos nacionais, falhas foram apontadas, como problemas de comunicação e baixo volume de investimento e apoio aos clubes e suas categorias de base. Ao final do processo de pesquisa, foi possível concluir que, apesar de alguns problemas e deficiências encontrados, o modelo de gestão da Confederação Brasileira de Voleibol representa um verdadeiro oásis no deserto da administração esportiva do país.