Resumo

A Educação Física, nossa velha predeterminadas através de conhecida, tatuada ao longo de metodologias diretivas. Nesta sua história com o estigma de perspectiva, o aluno é tratado dualista e mecanicista, influen- como um mero repetidor (autômaciada pelo paradigma cartesiano, to, robô) de habilidades, consideque domina tanto a Ciência como radas importantes ou não pelo a Educação nestes últimos sécu- professor, que neste caso tem total los, teve e tem, em sua caminhada, autoridade no processo de ensinoespecialmente nas duas últimas aprendizagem. Com certeza esta décadas, movimentos e momen- Educação Física não serve mais. tos que caracterizam sua evolução. Surgiram nesse período, re- A maioria de nós (professores de nomados teóricos, divulgando Educação Física) percebe a necesseus trabalhos, que, com certeza sidade de encarar a Educação Físitrouxeram contribuições para esta ca numa perspectiva mais abranárea. gente, especialmente no que diz respeito ao tratamento dado ao Entre esses estudiosos podemos aluno, que não pode ser considecitar, a partir da década de 1970, a rado como sujeito-objeto, mas contribuição do francês Jean Le sim, um sujeito-próprio, que pos- Boulch, com a teoria da Psico- sui uma identidade, capacidades e cinética; na década de 1980, do limitações e, principalmente, doportuguês Manuel Sérgio, com a tado de intencionalidade. Um ser teoria da Motricidade Humana, capaz de sentir, pensar e agir, nas entre outros. No Brasil, e de forma palavras de Gonçalves (1994). mais densa, a partir dos anos 1990, e com ênfase maior na Moreira (1995b:101) propõe para Educação Física Escolar, surgem a Educação Física uma revisão de obras que terão grande valor para valores, em que: "O corpo-objeto o desenvolvimento da área. da Educação Física ceda lugar para o corpo-sujeito da Educação Embora alguns avanços tenham Motora; o ato mecânico no trabasido conquistados na Educação lho corporal da Educação Física Física, muitas pesquisas realiza- ceda lugar para o ato da corpodas no cotidiano escolar ainda reidade consciente da Educação revelam a predominância de uma Motora: a busca frenética do ren- Educação Física tradicional na dimento da Educação Física ceda qual as práticas pedagógicas se lugar para a prática prazerosa e 30 lúdica