Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o nível de consciência que os usuários das academias de ginástica do Município do Rio de Janeiro, mais especificamente na Zona Oeste e Zona Sul, tem a partir dos serviços que lhes são prestados, podendo elas serem consideradas pelos usuários eficientes, eficazes e eficiente-eficazes, como também os usuários apreciam suas academias sob os aspectos anátomo-fisiológico e afetivo-social. Foi solicitado a especialistas no assunto que cada um indicasse três academias classificadas como eficientes e três outras classificadas como eficazes, de acordo com premissas previamente fornecidas. Dos dados obtidos foram identificados três grupos de academias: eficientes, eficazes e eficiente-eficazes, das quais, aleatoriamente, foram selecionadas três academias de cada classificação. Cento e oitenta pessoas participaram deste estudo, randomicamente selecionadas entre as nove academias escolhidas, de ambos os sexos, com a faixa etária de 20 a 39 anos, que responderam as onze perguntas propostas no questionário, opinando a respeito de cada item. Todas as respostas foram submetidas a análise estatística, principalmente a parte descritiva, além da aplicação do teste 2 (quiquadrado), onde se chegou às seguintes conclusões: ,a) em todas as quatro afirmativas relativas à classificação das academias como eficientes, estatisticamente, pode ser concluído que os usuários consideraram suas academias como eficientes. b) nas academias de ginástica consideradas eficientes, o item de menor importância pelos usuários, foi o número de alunos por turma. c) nas sete afirmativas relativas à classificação das academias como eficazes, estatisticamente pode-se concluir que seus usuários classificaram suas academias como eficazes com relação às questões: 04, 06, 07, 09. - O tipo de aula ministrada por meu professor é capaz de provocar alterações desejáveis no meu corpo (em um tempo que considero adequado). - Minha academia organiza eventos, promoções ou outros tipos de atividades, de modo a promover a interação social entre usuários e professores. - Meu professor de ginástica demonstra preocupação em dar orientação sobre os exercícios e fazer correções necessárias durante a realização das aulas. É nítida a preocupação dos professores e administradores no sentido de prestar informações técnicas aos usuários em relação às vantagens e limitações da ginástica de academia. d) com relação às respostas às seguintes perguntas, as academias eficazes não foram classificadas como eficazes pelos seus alunos: 05, 08, 10. - Em minhas aulas de ginástica são apresentados movimentos variados e bem criativos, sem a preocupação das diferenças individuais de sexo, idade e estado de condicionamento. -Durante minhas aulas de ginástica, todos os alunos fazem o mesmo exercício e com o mesmo número de repetições. - A turma em que faço ginástica foi definida a partir dos resultados do exame médico, de uma avaliação funcional (% de gordura, peso...) realizados quando ingressei na academia.

Acessar