A Consciência Em Vigotski E A Unidade Corpo-Mente
Por Jennifer Aline Zanela (Autor), Caroline Correia Maciel (Autor), José Milton De Lima (Autor), Ângela Celeste Barreto De Azevedo (Autor), André Malina (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho é fruto de pesquisa de doutoramento que discutiu o lugar da categoria consciência na obra de Lev Vigotski (Vigotski). Situando-nos no Tomo I das Obras Escogidas do presente autor (VYGOTSKI, 2013) nos deparamos com uma discussão de Vigotski analisando as teorias psicológicas circunscritas à sua época e a crise na Psicologia. De forma geral, para uma leitura vigotskiana, a subjetividade humana era tratada de forma fragmentada e sem incorporar o movimento característico de uma interpretação marxista da realidade e dos fenômenos psicológicos. Nessa perspectiva, objetivamos apresentar a categoria consciência enquanto unidade de superação entre o dualismo corpo e mente e, a partir desta definição, discutir possíveis aproximações com a Educação Física, na possibilidade que essa categoria nos fornece para a Educação Física enquanto atividade e espaço intencional de formação humana. A teoria psicológica desenvolvida por Vigotski e outros pensadores denominada de Psicologia Histórico-Cultural vem fornecendo subsídios para a fundamentação de diversas áreas, dentre elas a Educação e a Educação Física. Enquanto teoria psicológica, Vigotski fornece um arcabouço teórico para a estruturação, estudo e interpretação da subjetividade humana tendo como base Marx e Engels e outros teóricos, como Spinoza, que visaram desenvolver compreensões filosóficas almejando uma interpretação monista – e não dual. (TOASSA, 2014).