A Constituição da Identidade Profissional em Educação Física e os Reflexos do Estágio Curricular
Por Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor), Arestides P da Silva Júnior (Autor), Patric Paludett Flores (Autor), Camila Rinaldi Bisconsini (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A identidade profissional engloba comportamentos, atitudes e opiniões que se estabelecem por meio de dimensões da representação profissional (funcional, ativada por meio do exercício profissional; contextual, relacionada a organizações, finalidades e valores; e identitária, referente a motivação e competência profissional). Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi identificar qual dimensão da identidade profissional se destaca em formandos em Educação Física (Bacharelado), levando em consideração as vivências do estágio curricular. Participaram 30 acadêmicos do último ano do curso de Educação Física de uma instituição pública e duas privadas do Paraná/Brasil. Como instrumento, utilizou-se um questionário com 25 questões fechadas em escala likert, direcionadas as dimensões supra apresentadas. As respostas foram tratadas de forma global por dimensão com uso da estatística descritiva. Verificou-se que os maiores índices de auto avaliação dos discentes está no âmbito funcional (x = 4,28), seguido da dimensão identitária (x = 4,27) e contextual (x = 4,06). Os resultados demonstram que mesmo com pequena diferença entre as médias, constata-se a necessidade de se atentar para a dimensão contextual, demandando reflexões sobre como as ações têm se desenvolvido, para que se adotem estratégias que dê sentido à prática em busca da resolução de problemas de forma que o acadêmico, ao longo de sua experimentação profissional no estágio passe de uma colocação periférica para uma central a fim de que influenciem de forma positiva a carreira e a representação de como o profissional se projeta tanto para si quando para os outros.