A Constituição das Interações em Sala de Aula e o Uso do Livro Didático: Análise de Uma Prática de Letramento no Primeiro Ciclo
Por Maria do Socorro Alencar Nunes M. (Autor), Eduardo Fleury Mortimer (Autor), Judith Green (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED, n 25, 2004. Da página 18 a 29
Resumo
Discute aspectos do letramento escolar numa turma de primeiro ciclo, em que o livro didático é elemento central. Foram gravadas 37 horas de pesquisa em vídeo. A análise enfoca os processos interacionais constituídos por alunos e professora, em torno de um livro didático de Língua Portuguesa. Observou-se que a professora subverte a proposta do livro, apropriando-se desse material conforme sua própria prática. Na análise foram utilizados conceitos da teoria de Bakhtin e da etnografia interacional, evidenciando como se constituem os processos de letramento. Particularmente, a análise dos aspectos discursivos das interações mostra que o discurso na sala de aula tem funções diferentes para os diversos participantes; alunos e professora assumem papéis sociais que marcam uma assimetria na relação de ensino. Palavras-chave : letramento; interação em sala de aula; livro didático