Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central compreender e analisar a constituição da proposta de Ginástica para Todos (GPT) do Grupo Ginástico Unicamp (GGU), cuja trajetória, desde 1989, tem sido marcada por um conjunto de ações, em diversos âmbitos, que vão muito além das apresentações de suas composições coreográficas, unindo as esferas do ensino, da pesquisa e da extensão na universidade. Essa trajetória abrange a divulgação de sua proposta de GPT por meio de disciplinas da Faculdade de Educação Física da Unicamp, de palestras e cursos para públicos em diferentes contextos, assim como a participação na organização de eventos acadêmicos, o que transformou o GGU num grupo com grande expressão no cenário da ginástica tanto no Brasil como no exterior. Esta investigação fez uso de entrevistas com todos os coordenadores que atuaram/atuam no GGU, desde sua criação, adotando a história oral como perspectiva metodológica. As narrativas dos entrevistados revelaram que um dos eixos principais da proposta do GGU é o processo coletivo de criação

Referências

ALBERTI, Verena. História oral, a experiência do Cpdoc. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1990.

ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. 3. reimpr. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2013.

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

AYOUB, Eliana; PINTO, Larissa Graner Silva. Transformando poema em gesto, corda em estrela, conduíte em flor... In: TOLEDO, Eliana de; SILVA, Paula Cristina da Costa (Org.). Democratizando o ensino da ginástica: estudos e exemplos de sua implementação em diferentes contextos sociais. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2013. p. 23-48.

BUENO, Thaís Franco. Ginástica de grande área: uma realidade possível no contexto escolar. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.

GRANER, Larissa; AYOUB, Eliana. Ginástica para Todos na educação física escolar: processos de criação na escola. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org.). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis, GO: Editora da UEG, 2016. p. 97-117.

GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico Unicamp – potencializando as interações humanas. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth (Org.). Ginástica para Todos: um encontro com a coletividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2017, p. 165-198.

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; GOMES, Geisa Genaro; SILVA, Leila Cristina Borges da. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

MATSUMOTO, Marina; AYOUB, Eliana. Ginástica Geral na escola: uma proposta para todos. In: MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes; EHRENBERG, Mônica Caldas; BRATIFISCHE, Sandra Aparecida (Org.). Temas emergentes em Ginástica para Todos. Várzea Paulista: Fontoura, 2016. p. 103-122.

MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis de. Formação e capacitação humana. Tradução de Jaime A. Clasen. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

MEIHY, José Carlos S. B. Manual de história oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

PAOLIELLO, Elizabeth et al. (Org.). Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

PÉREZ GALLARDO, Jorge Sergio. Proposta de uma linha de ginástica para a Educação Física escolar. In: NISTA-PICCOLO, Vilma Lení (Org.). Educação Física escolar: ser... ou não ter?. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. p. 117-136.

PETRUCCI-ROSA, Maria Inês et al. Narrativas e mônadas: potencialidades para uma outra compreensão de currículo. Currículo sem Fronteiras, Campinas - SP, v. 11, n. 1, p. 198-217, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss1articles/rosa-ramos-correajunior.pdf. Acesso em: 20 jan. 2016.

PINTO, Larissa Graner Silva. O processo de ensino-aprendizado da ginástica na “minha escola”. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.

SARÔA, Giovanna Regina. A história da ginástica rítmica em Campinas. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

SARÔA, Giovanna Regina. A constituição e o processo coletivo de criação do Grupo Ginástico Unicamp pelas vozes de seus coordenadores. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

SARÔA, Giovanna Regina; PAOLIELLO, Elizabeth; AYOUB, Eliana. Grupo Ginástico Ânima Unicamp. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8., 13 a 16 de outubro de 2016, Campinas. Anais... Campinas, SP: FEF/Unicamp; Sesc, 2016. p. 157-159.

SCHIAVON, Laurita Marconi; TOLEDO, Eliana de; AYOUB, Eliana. Por uma ginástica para toda a vida. In: GALATTI, Larissa Rafaela et al. (Org.). Múltiplos cenários da prática esportiva: pedagogia do esporte. Campinas: Editora da Unicamp, 2017. v. 2, p. 215-245.

Acessar