Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central compreender e analisar a constituição da proposta de Ginástica para Todos (GPT) do Grupo Ginástico Unicamp (GGU), cuja trajetória, nesses seus 28 anos de existência, tem sido marcada por um conjunto de ações, em diversos âmbitos, que vão muito além das apresentações de suas composições coreográficas, unindo as esferas do ensino, da pesquisa e da extensão na universidade. Essa trajetória abrange a divulgação de sua proposta de GPT por meio de disciplinas da Faculdade de Educação Física da Unicamp, de palestras e cursos para públicos em diferentes contextos, assim como a participação na organização de eventos acadêmicos, o que transformou o GGU num grupo com grande expressão no cenário da ginástica tanto no Brasil como no exterior. Esta investigação fez uso de entrevistas com os ex-coordenadores e os atuais coordenadores do Grupo Ginástico Unicamp, adotando a história oral como perspectiva metodológica. As narrativas dos entrevistados revelaram que um dos eixos principais da proposta do GGU é o processo coletivo de criação, aqui exemplificado pela análise de cinco composições coreográficas marcantes na trajetória do GGU. A originalidade desta pesquisa reside no fato de termos utilizado a metodologia da história oral, entrevistando aqueles que ocuparam e ocupam um lugar privilegiado no GGU. A história oral nos possibilitou trazer à tona as memórias dos coordenadores, conhecer suas histórias com o GGU e entrar em contato com os sentimentos que construíram os acontecimentos, as relações e as criações, com o prazer e a alegria de rememorar a história. Por meio das entrevistas, ecoaram as vozes dos protagonistas do GGU, um dos grupos de Ginástica para Todos mais respeitado do Brasil no meio acadêmico e ginástico. Outro elemento original desta pesquisa é a visão caleidoscópica criada pela pesquisadora com a intenção de fazer ressoar as vozes dos coordenadores na constituição e no processo coletivo de criação do GGU. A criação de uma composição/coreografia contempla os seguintes momentos: inicia-se com a escolha do material, que é escolhido a partir de um tema ou o próprio material acaba gerando um; faz-se a exploração do material com elementos corporais, individualmente, em duplas e grupos; essa exploração ocorre em diálogo com uma música escolhida para a composição; até que a composição coreográfica vai sendo finalizada. E

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