Resumo

Este trabalho faz parte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, e tem como objetivo: Compreender as marcas do trabalho docente na construção da identidade dos professores iniciantes admitidos em caráter temporário. A metodologia de pesquisa para interpretar este estudo foi a narrativa, a partir das histórias de vida dos indivíduos, através da entrevista narrativa, da observação participante, análise de documentos e diário de campo. O estudo foi realizado em duas instituições escolares da Rede Municipal de Florianópolis-SC e contou com a participação de 03 professores iniciantes de Educação Física. A partir da triangulação das informações e análise de conteúdo, construímos as categorias analíticas desta pesquisa. A construção da identidade docente neste trabalho, se apresenta através dos ciclos de trajetórias de vida narrados pelos professores iniciantes. Estes ciclos se mostram dentro de um espiral contínuo um percurso inacabado dentro da carreira docente, mostrando suas escolhas e decisões para se afirmar enquanto professor. Dentro dos ciclos, o processo biográfico de reconhecerse e situar-se no mundo se complementam com o processo relacional de forma dialógica, que se desenvolvem de forma mútua nas diferentes instituições formativas e contextos, através de interações e socializações com os “outros”. Perante esses processos a construção das identidades só existe a partir das interações com os “outros” (pessoa, mundo, sociedade, cultura, trabalho, etc.). Como afirma Dubar (2005), não há identidade na ausência de relação do sujeito com o outro. A entrada no mundo do trabalho dos professores iniciantes é permeada de desafios e os três professores desta pesquisa encontraram na rede municipal de ensino de Florianópolis como professores substitutos a oportunidade de emprego, efetivando o ingresso na docência através de um contrato a caráter temporário. Dessa forma, a construção da identidade docente acontece em interação com o trabalho na rede dentro da cultura escolar. Logo ao se inserir no ambiente de trabalho o professor iniciante sofre com as retroações deste tipo de contratação a intensificação, a burocratização e a racionalização que geram proletarização do trabalho docente, são evidenciadas na fala destes professores. Esse processo de inserção atravessa diferentes momentos históricos e vivências que constroem experiências marcantes no ciclo de vida dos professores. Dentro de um modo cujo acontecimentos, ações, interações, determinações e acasos constroem a identidade docente do professor iniciante.