A Construção Da Identidade Docente Em Escolas De Uma Rede De Ensino
Por Leonardo Fonseca Da Rocha (Autor), Victor Julierme Santos Da Conceição (Autor), Francisco Emílio De Medeiros (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Trata-se de um recorte do relatório final da pesquisa, “O Trabalho Docente numa Rede Municipal de Ensino: Construção da Identidade e do Fazer Pedagógico de Professores de Educação Física”, desenvolvida entre 2017 e 2020. Sob diferentes temáticas teve como desdobramento as seguintes pesquisas: i) A prática educativa de professores de educação física de uma escola municipal (iniciação científica); ii) A prática educativa de uma professora de educação física de uma escola municipal (trabalho de conclusão de curso); iii) A construção da experiência do professor de educação física: interpretações a partir do pensamento complexo (dissertação de mestrado); iiii) O olhar do paradigma da complexidade sobre a construção da identidade docente dos professores iniciantes admitidos em caráter temporário (dissertação de mestrado). Metodologicamente, o campo investigativo foi uma rede municipal de ensino. Os colaboradores das pesquisas foram professores de educação física. Foram empregados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada; observação participante; diário de campo; a narrativa e análise documental.