A construção da imagem de treinadores desportivos na internet: estudo de caso em um site de notícias esportivas
Por Alexandre Janotta Drigo (Autor), Thiago Farias Fonseca Pimenta (Autor), Guilherme Augusto Talamoni (Autor), Roberto Nascimento Braga Silva (Autor), Antonio Carlos Tavares Junior (Autor).
Resumo
Objetivo: Verificar como é construída a imagem dos treinadores desportivos, através da análise de um site de notícias esportivas de grande acesso. Metodologia: Os dados foram obtidos a partir da coleta de todas as notícias relativas a treinadores, durante um mês (de 15 de agosto a 15 de setembro de 2011). As notícias foram classificadas por modalidade e a partir da leitura na íntegra das mesmas, foram elaboradas categorias que representassem o modo pelo qual essa mídia transmitia a imagem dos treinadores. De todas as notícias sobre esporte (total de 7894) foram selecionadas 1048 notícias alusivas a treinadores. Dessas, 987 eram relacionadas a treinadores de futebol masculino de grandes clubes e apenas 62 sobre treinadores de outras modalidades. Resultados: Os jornalistas da mídia analisada têm prioridade em produzir notícias que tratam os técnicos desportivos como competentes ou incompetentes.