Resumo

Esta investigação se situa na construção da imagem de Anderson Silva como herói nacional e para tanto sintetizamos a seguinte questão problema para a pesquisa: como se dá a construção da imagem do atleta de MMA Anderson Silva pelo sítio “globo esporte” nas matérias a ele relacionadas no ano de 2013? Elegemos como objetivo geral, compreender como as matérias jornalísticas, do ano de 2013, presentes no sítio “globo esporte” constroem a imagem do atleta Anderson Silva. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativa que se ancorou na análise de conteúdo e valeu-se da classificação de matérias jornalística proposta por Betti (1998) para analisar a construção midiática da imagem do atleta em questão. A coleta de informações foi feita pela busca do descritor “Anderson Silva” nas matérias jornalísticas vinculadas no sítio “globoesporte.com” no período de tempo delimitado. A análise de conteúdo seguiu as orientações postas por Bardin (2011) seguindo as fases de pré-análise, a exploração do material, e por fim, o tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Notamos que há um duplo esforço de promover a construção tanto do herói, quanto do garoto propaganda, acirrando os processos de mercantilização do esporte.

Acessar