Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de construção da prática pedagógica de docentes, jovens doutores, que atuam nos cursos de Educação Física, a partir dos processos subjetivos e objetivos da formação pessoal e profissional. A base teórica articula a produção de Goffman (1988) e Dubar (2005), buscando-se: reconhecer a identidade real e a identidade virtual dos docentes; identificar e compreender a construção e o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores e averiguar as implicações das construções biográficas e subjetivas na consolidação da prática pedagógica. A fim de alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo do tipo exploratório, na primeira fase foi realizada uma pesquisa documental a partir dos currículos vitae para identificar o percurso profissional dos professores, plano de ensino, cronograma de aula e histórico escolar das disciplinas cursadas na graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Na segunda fase foram realizados: a) entrevista, utilizando o método de história oral, norteada pela história de vida, a partir das narrativas biográficas; b) estudo de campo, a partir do acompanhamento e observações das aulas e suas gravações; c) uma entrevista semiestruturada, fundamentada na análise da história de vida e gravações das aulas. Para compreensão das informações coletadas foi através da triangulação das fontes de dados. Os participantes são professores universitários de Educação Física, atuantes em uma instituição pública do estado de Santa Catarina, os quais finalizaram o curso de doutoramento e ingressaram como docentes nessa IES nos anos de 2013 e 2014. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), cumprindo todos os aspectos éticos a partir do parecer nº 284.026.9. As trajetórias pessoais e profissionais dos jovens doutores foram marcadas a partir das relações e experiências consolidadas em suas socializações primária e secundária, as quais apresentaram aproximações em alguns momentos, tais como o esporte e a pesquisa que contribuíram de forma significativa para a construção de suas identidades. O modelo identitário presente no grupo foi a de responsável em promoção interna, atrelado do modelo carreirista ao processo de mobilização. As práticas pedagógicas docentes apresentaram intencionalidades, mostrando que os professores superaram aulas do tipo expositiva, usufruem de diferentes estratégias de ensino e de recursos materiais, compreendem a avaliação como um processo a partir do uso de instrumentos e realizada em diferentes períodos. Ainda carecem de um trabalho coletivo com outros professores e aproximação com extensão universitária, considerando o fato de que a pesquisa se encontra presente, mesmo que timidamente. As contribuições da trajetória pessoal estiveram relacionadas aos contextos: familiar, esportivo e do ambiente escolar, contudo o esporte ocupa lugar de destaque, o que se modifica quando iniciam a descrição da formação acadêmica e experiências como docente no Ensino Superior. Em virtude disso, comprovamos a tese de que as práticas pedagógicas dos professores jovens doutores de Educação Física foram construídas a partir das experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da sua socialização primária e secundária, as quais contribuíram para a construção de suas identidades. Além disso, o esporte foi um elemento fundante em suas identidades - pessoal, social e profissional revelando que as práticas esportivas contribuíram para uma formação cidadã, mas também direciona a uma prática profissional. Assim, compreendemos que essa escolha pela docência está mais atrelada às questões científicas do que a prática docente em si, e que o sistema universitário não contribui para uma percepção diferente devido às inúmeras atribuições referentes à pesquisa e publicações em detrimento do ensino.