A Construção das Competências Pedagógicas Através da Prática Como Componente Curricular na Formação Inicial em Educação Física
Por Daniel Marcon (Autor), Amândio Braga Santos Graça (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 21, n 1, 2007. Da página 11 a 25
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar os lementos constituintes das atividades de prática como componente curricular que contribuem para a onstrução das competências pedagógicas dos estudantes-professores na formação inicial em Educação ísica. Participaram do estudo 10 professores- formadores do curso de Licenciatura em Educação Física da niversidade de Caxias do Sul - RS, e 10 estudantes-professores egressos desse curso, escolhidos intencionalmente entre aqueles que haviam participado de todas as modalidades de práticas edagógicas. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram a análise documental e a ntrevista, realizada tanto com os estudantes-professores, quanto com os professores-formadores. O estudo evidenciou importância da realização das atividades práticas para a formação dos professores, anto as práticas desportivas, quanto, e fundamentalmente, as práticas pedagógicas, desenvolvidas com os colegas e, principalmente, com os alunos da comunidade. A realização do planejamento das aulas, a possibilidade de aproximação do contexto escolar, o acompanhamento do professor-formador, as eflexões e os debates sobre a prática pedagógica, a inserção lenta e gradativa no mundo da docência, como reparação para os Estágios Supervisionados, e a descoberta da vocação para ser professor foram onsiderados os elementos constituintes da prática como componente curricular que mais contribuem ara o desenvolvimento das competências pedagógicas dos estudantes-professores.